domingo, 26 de maio de 2013

Líder X chefe

     



  Ainda hoje discuti-se sobre diferenças entre chefe e líder, mesmo com toda a discussão ainda encontramos muitos exemplos de chefes tiranos. Tenho visto bem de perto exemplos de pessoas que se aproveitam de seus cargos (de suas posições hierárquicas) para humilharem e determinarem juízo de valor conforme seu próprio querer, sem levar muito em consideração  seu papel dentro da empresa e seu papel social com seus funcionários.

       A diferença básica entre o líder e o chefe está na condução de suas equipes. Para o chefe, ele é o detentor do poder, das boas decisões, o rei ou a rainha da motivação. Sempre está em posição de juiz e a equipe é apenas sua mão-de-obra, a parte operacional do cumprimento de metas. Esta relação está longe de uma gestão democrática, na verdade trata-se de uma relação vertical de poder e submissão (conhece alguém assim?) . Já o líder pretende trabalhar em equipe, conhece seu papel dentro da empresa, os objetivos a serem alcançados e traça metas coletivamente. O importante para o bom líder é ter colaboradores e exercer seu papel de gestor com plenitude e consciência.

      Dentro do ambiente escolar é possível encontrar muitos chefes e líderes. Verifica-se que como um produto os chefes tem prazo de validade, contudo, os líderes têm mantido seu posto, mesmo que estejam em uma posição hierarquicamente inferior, continuam atuando e exercendo seu poder!


Max Gehringer"um bom líder forma uma equipe capaz de cumprir seus objetivos, mas o melhor líder é quele que forma outros líderes." Max Gehringer in CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário